top of page

 

Algumas observações:

 

 

1 - Quem está mais preocupado com a situação? A resposta a essa pergunta sugeri sobre a proximidade ou a distância dos membros da família.

 

2 - Será que é falta de limites? Quando uma criança pequena se comporta mal com frequência é apoiada por um dos pais ou os pais têm conflitos em relação às regras ou à forma de impô-las.

Talvez o pai seja um disciplinador rígido. Se for o caso, a esposa talvez sinta que precisa proteger a filha da dureza do pai e então se torne mais uma amiga e aliada da filha do que uma mãe no comando. Alguns pais estão tão zangados um com o outro que suas discordâncias são evidentes, mas muitas são menos evidentes. Seus conflitos são dolorosos, de modo que eles os mantêm para si mesmos. Talvez eles pensem que o terapeuta não tem nada a ver com seu relacionamento pessoal, ou talvez o pai tenha decidido que, se a esposa não gosta do seu jeito de fazer as coisas.

O ponto é: problema de relacionamento em geral são triangulares, mesmo que isso nem sempre esteja aparente.

 

A Queixa

Um casal pede ajuda de como tratar com sua filha de 4 anos e aos seus olhos é uma "criança ingovernável". A mãe se queixa de que a menina jamais faz o que lhe manda, o pai concorda com a cabeça, e a criança corre pela a sala ignorando os pedidos da mãe para que sente quietinha.

Criança Ingovernável

"Quando a boca fala, os órgãos falam, quando a boca fala, os órgãos saram." Adalberto Barreto

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus
bottom of page