
Desidério
Terapia de Casal e Terapia de Família
Pessoas indiferenciada são facilmente levadas à emotividade. Sua vida é movida pela reatividade àqueles que as cercam. A pessoa diferenciada é capaz de equilibrar pensamento e sentimento, capaz de fortes emoções e espontaneidade, mas também possui a autocontenção que acompanha a capacidade de resistir à pressão dos impulsos emocionais
Em contraste, a pessoa indiferenciada tende a reagir impetuosamente - com submissão ou desafio - aos outros. Ela tem dificuldade de manter sua autonomia, especialmente com relação a questões que despertam ansiedade. Se perguntarmos o que ela pensa, ela diz o que sente; se perguntarmos no que acredita, ela ecoa o que ouviu. Ou ela concorda com tudo o que você diz ou discorda de tudo. em contraste, a pessoa diferenciada é capaz de assumir uma posição em qualquer assunto, pois pode refletir sobre as coisas, decidir no que acredita e, então, agir em função dessas crenças.
A diferenciação é como o processo de se libertar parcialmente do caos emocional da própria família. Liberta-se envolve analisar o próprio papel como um participante ativo no sistema de relacionamentos, em vez de culpar todo o mundo, exceto a si mesmo, pelos problemas.

É a capacidade de pensar e refletir, de não responder automaticamente a pressões emocionais, internas ou externas. É a capacidade de ser flexível e agir sabiamente, mesmo diante da ansiedade.
A diferenciação do self é apenas um aspectos da teoria de Murray Bowen.
Diferenciação do Self